visite-nos
Bem na Alma de Portugal

Capela do Bom Jesus

Cernache do Bonjardim

Capela do Bom Jesus


Capela do Bom Jesus (Custom).pngEsta capela foi mandada edificar por Jerónimo Leitão no século XVI. No seu interior, encontra-se um retábulo representativo do Senhor Crucificado, assim como uma imagem do senhor Morto.

O templo, um dos mais antigos da vila de Cernache do Bonjardim, possui uma planta longitudinal simples, com nave, capela-mor mais estreita e sacristia na zona posterior. As fachadas, rebocadas e pintadas de branco, são percorridas por uma faixa pintada de cinzento, cor que se repete nos cunhais, e remates em cornija de betão e beiral. A fachada principal apresenta um portal de verga reta e moldura recortada em cantaria de granito, encimado por janela em arco abatido com pedra de fecho saliente e moldura também em cantaria de granito, encontrando-se envolvido por painel de azulejos monócromos, azul sobre fundo branco, representando Cristo Crucificado e dois anjos tenentes segurando palmas. Remate em empena coroada por cruz latina, surgindo, no lado direito, sineira em arco de volta perfeita.

No interior da capela, percorrido por azulejo de padrão policromo (colocado já no século XX), formando silhar, o pavimento é lajeado de xisto e a cobertura de madeira, em masseira. Portal axial em arco abatido, ladeado por pia de água benta. Do lado do Evangelho, estrutura de madeira, que seria utilizada como púlpito e, no oposto, nicho em arco abatido e mísula a servir de floreira. A capela-mor distingue-se pela cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, com caixotões pintados de beje, limitados por filete dourado.

Referência para o retábulo-mor, executado durante o século XVII, de talha dourada e policromada a vermelho, com corpo de planta côncava, tendo uma tribuna central ladeada por dois pares de colunas torsas, decoradas com pâmpanos, prolongando-se em cinco arquivoltas unidas no sentido do raio, constituindo o ático; a tribuna é decorada com folhas de acanto com cobertura em abóbada, tendo, no fundo, enorme resplendor.

Em junho de 1806, o Papa Pio VII, a instâncias de Joaquim José Luís do Bonjardim, concedeu indulgências a quem visitasse esta ermida, no dia 1 de janeiro.

A capela foi reparada em 1966, devido à persistente ameaça de ruína.

Coordenadas GPS: N 39º  48’ 54.86"  W 08º  11’ 08.60’’

Localização