visite-nos
Bem na Alma de Portugal
4

Sertã em Movimento pela Diabetes (1)

Data  18/11/2018

A 18 de novembro terá lugar, na Associação São Tiago, na Codiceira, freguesia da Sertã, a oitava edição da iniciativa "Sertã em movimento pela Diabetes", promovido pela Câmara Municipal da Sertã. À semelhança das edições anteriores, tem como objectivos sensibilizar a população em geral e as pessoas com Diabetes para a importância do controlo da doença.

Resulta da parceria com a Junta de Freguesia da Sertã, Centro de Saúde da Sertã, Associação de São Tiago, Bombeiros Voluntários da Sertã, Agrupamento 170 do Corpo Nacional de Escutas, Associação de Pais e Amigos dos Escuteiros da Sertã, Farmácia Confiança, Farmácia Farinha, Farmácia Lima da Silva, Farmácia Patrício, Balcão Sertã 3G, RLIS (Rede Local de Intervenção Social) da Sertã e Abbot Diabetes Care.

Às 9 horas iniciam-se os rastreios na sede da Associação São Tiago, na Codiceira. Segue-se o Showcooking "Doces sem Açúcar" com a Nutricionista Vera Ruivo Dias. Às 11 horas será registada a foto de grupo "Unidos pela Diabetes", que dará o arranque da "Caminhada pela Diabetes". Segue-se a aula de relaxamento às 12h30m e o almoço às 13 horas, que encerrará a atividade.

A concentração dos participantes realizar-se-á junto à Casa da Cultura da Sertã, às 8h45m, onde haverá transporte para a Codiceira, havendo também transporte de volta no final da atividade.

As inscrições são gratuitas e realizam-se até dia 13 de novembro, podendo ser efetuadas na Casa da Cultura da Sertã, no Centro de Saúde da Sertã, Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim e nas farmácias do Concelho. Os participantes deverão vestir uma camisola azul e levar roupa e calçado adequados à atividade física.

O Dia Mundial da Diabetes foi fixado a 14 de novembro por ser o dia de aniversário de Frederick Banting, cientista que descobriu a insulina (hormona responsável pela redução da glicemia). A data foi instituída pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde contando, desde 1991, com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas, por se tratar de uma doença crónica.

Fonte: https://cm-serta.pt/

Serta-Diabetes-2018