visite-nos
Bem na Alma de Portugal

Exposição "Lenços de cabeça do séc. XX"

De 01/04/2017   a  30/04/2017

De 1 a 30 de abril, a Casa da Cultura da Sertã terá patente a exposição "Lenços de Cabeça do Século XX" que resulta da recolha e pesquisa inerentes à fundação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim. Fruto da suprema paixão ao Folclore, Raul Silva recolheu entre 1984 e 1985 dezenas de lenços de lã, cachené, seda e outros materiais.

A exposição pretende evidenciar o valor cultural e local de uma peça de vestuário, imprescindível e característica do quotidiano das mulheres das freguesias de Cernache do Bonjardim, Cabeçudo, Nesperal, Castelo e Palhais, no séc. XIX e ao longo de quase todo o séc. XX.

Com funções de aconchego, proteção face ao frio ou ao sol, era um importante elemento ornamental da moda rural feminina, diferenciador do gosto e da classe social da mulher que os envergava nas mais variadas ocasiões: casamento, noivado, Natal, Páscoa, luto, dias festivos, romarias, Carnaval, etc.

Os "Lenços de Cabeça do Século XX" poderão ser apreciados na Casa da Cultura da Sertã de 1 a 30 de abril de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30m e aos sábados, das 9h30m às 13h e das 14h às 17h30m. A entrada é livre.

Fonte: http://cm-serta.pt/

event-expo-lencos-2017