visite-nos
Bem na Alma de Portugal
4

Caminhos da Água 2018

De 19/07/2018   a  22/07/2018

CAMINHOS é um programa cultural em rede que acontece em treze municípios do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Criada em 2017, esta inciativa divide-se em três ciclos programáticos que acompanham os acessos viários da região: Em Abril, o programa acompanha as linhas ferroviárias através do CAMINHOS DO FERRO; Em Julho, segue os cursos dos rios, ao ritmo do CAMINHOS DA ÁGUA e, em Outubro, percorre as estradas para assistir ao CAMINHOS DA PEDRA.

Toda a programação do CAMINHOS é gratuita, com propostas para todas as gerações e perfis, e inclui as áreas da música, teatro, dança, teatro de rua, circo contemporâneo e percursos artísticos, trazendo à região uma dinâmica cultural inédita.

Esta iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e dos municípios que a compõem, pretende dinamizar cultural e turisticamente a região e é, além de tudo, uma justificação para um encontro. Um encontro dos artistas com as comunidades, dos residentes com os vizinhos ou outros visitantes, da arte com o entretenimento e da cultura com a paisagem natural, lançando um convite à descoberta destes concelhos e da sua diversidade, agora enriquecida por um programa cultural que amplia a experiência de quem os visita.

 

SERTÃ
Terra de encantos e recantos, a Sertã provoca no espírito a paz da natureza e a nobreza dos heróis. O tempo lê-se nas muralhas do castelo fundado pelo general romano Quinto Sertório e nos arcos da Ponte Filipina da Carvalha, intercalados pela influência secular da Ordem do Hospital. A exploração florestal e a industria da madeira afirmam-se num território com sabor a maranhos e a cartuchos de amêndoa, onde Nuno Alvares Pereira (Santo Condestável) deu os primeiros passos e desenvolveu o génio militar que garantiu a vitoria na Batalha de Aljubarrota. A genuinidade da Princesa da Beira reflete-se, igualmente, nos espelhos de água das praias fluviais e das albufeiras das barragens que sugerem momentos prazenteiros e enquadram a típica Aldeia de Xisto de Pedrogão Pequeno.

 

19 e 20 de julho - 10h30m e 14h30m

Casa das Brincadeiras

Praia Fluvial da Sertã

 

19 a 22 de julho - 16H

"Correspondência percurso sonoro para o jardim da Serrada" com João Bento

Junto à Casa da Cultura da Sertã

 

21 de julho - 18H

Entremundos Pia

Praia Fluvial da Sertã

 

22 de julho - 17H

EZ Sub - Projeto EZ

Alamedada Carvalha, Sertã

 

22 de julho - 21H30M

Budda Power Blues & Maria João

Escadaria do Convento

 

http://caminhos.mediotejo.pt/

CaminhosAgua2018